Scorpions de volta

Embora seja um tanto quanto infeliz essa historia de fazer por anos turnê de despedida e depois simplesmente anunciar um álbum inédito, é preciso respeitar o Scorpions. Afinal, são 50 anos na estrada e serviços inestimáveis ao hard rock. Os dinossauros alemães têm estado na estrada por muitos anos fazendo grande sucesso em todo mundo. Pensamos que a banda de Hannover, na Alemanha foi lentamente se preparando para a aposentadoria. Mas às vezes as coisas não saem como planejamos. Ao tentar fazer isso, a paixão se tornou mais forte e também apoiado pelos dois suecos Mikael Nord Andersson e Martin Hansen, o resultado é o novo álbum. Não bastasse a “pegadinha” do encerramento das atividades, este “Return to Forever” não é exatamente novo. Isso porque o repertório traz material novo, mas também músicas requentadas, que foram compostas nos anos 80 e que ficaram esquecidas na gaveta.

O início em "Return to Forever" é escolhido muito bem, a abertura com “Going Out With a Bang” é uma boa surpresa por dois motivos. Primeiro pela faixa em si, que é vigorosa, cheia de personalidade e uma pegada mais blues. Depois, pelo capricho e pela qualidade da produção. Forte e com um excelente riff de Schenker a canção é uma verdadeira explosão. O versículo soulful e o refrão mais pesado andam de mãos dadas muito bem, todos mantidos juntos por uma excelente linha vocal onde Meine dá seu melhor.

Mas é claro que, a essa altura, não dá para esperar nada muito diferente do que a banda já vem fazendo há décadas. A sonoridade continua a mesma, músicas lentas com muitos arranjos de violões e refrãos “chicletes”. Não é da noite pro dia que uma banda de sucesso muda seu estilo ainda mais na fase em que o Scorpions se encontra, sem precisar provar nada a ninguém.

Este novo álbum traz músicas interessantes também, como “Rock My Car” e “Rock n’ Roll Band”, por exemplo, são bastantes características, mas ainda soam divertidas e devem agradar bastante todos os fãs. As músicas são um rock rápido que lembra os bons tempos da banda. As guitarras sempre gritam muito e os grooves empurram a música. Destacaria estas como as melhores deste novo trabalho. O resto é previsível e não empolga tanto.

Já as baladas continuam bregas e pouco inspiradas. Elas são, certamente, o grande ponto negativo de “Return to Forever”. A versão básica do álbum tem 12 faixas e já soa repetitiva.

Os clássicos da banda realmente dão a marca registrada ao hard rock, porém, quem está à procura de novidades pode se frustrar, parece que estamos ouvindo álbuns antigos como Blackout” ou “World Wide Live”. Se o Scorpions se concentrasse em fazer novas músicas como “Going Out With a Bang” ao invés de ficar desenterrando riffs antigos e tentando emplacar baladas apelativas, o resultado seria muito melhor. Mais fã que é fã vai prestigiar de qualquer jeito.

Juntamente com essas 12 canções a versão deluxe, presenteia com mais 4 músicas e a versão do iTunes recebe outra faixa bônus também.


FICHA TÉCNICA:
Artista: Scorpions
Album: Return To Forever (12 faixas)
Gênero: Hard Rock
Ano: 2015

01. Going Out With a Bang
02. We Built This House
03. Rock My Car
04. House of Cards
05. All For One
06. Rock n’ Roll Band
07. Catch Your Luck and Play
08. Rollin’ Home
09. Hard Rockin’ the Place
10. Eye of the Storm
11. The Scratch
12. Gypsy Life

Comentários

Postagens mais visitadas