CD impecável da Katastro

Em uma de minhas visitas ao site de acervo musical SoundCloud descobri esta fantástica banda Americana do Arizona chamada KATASTRO. Fundada em 2007, após injetar no mercado 4 álbuns de pouca expressão, a banda revoluciona sua sonoridade e presenteia nos com seu 5º álbum intitulado “NO MUD NO LOTUS”, lançado em novembro deste ano. O quarteto é formado por Andy Chaves nos vocais, Andrew Stravers na bateria, Tanner Riccio na guitarra, e Ryan Weddle no baixo. Influências a parte, a banda se inspira no West Coast Hip Hop tendo presença marcante a atmosfera noventista, como Red Hot Chili Peppers, Incubus e até o lendário mestre das guitarras, Jimi Hendrix.
O primeiro single do novo LP, "Runaway", rapidamente saltou para o topo do SoundCloud e Trending Música Chart, com mais de 35.000 acessos em apenas 1 semana.  Esta é a primeira vez que a banda trabalha com um produtor ao longo de todo o processo de composição e gravação. Curtis Douglas (The Maine, Eagles, Austin Gibbs e Sarah Robinson, The Midnight Special) no Mountain Studios Red se propôs a criar um trabalho que seja aberto e acessível, preservando o seu estilo de assinatura. Com um novo produtor e uma visão objetiva, a KATASTRO entrou em estúdio por um mês e meio, e surgiu com a EP, “NO MUD NO LOTUS”. O nome é derivado da idéia de Yin e Yang, em que, para alcançar o sucesso e felicidade, você tem que experimentar alguns momentos difíceis, ou seja, significa que para ter a felicidade que você deve experimentar o sofrimento. A flor de lótus só pode crescer na lama. Você não pode ter um sem o outro e eles andam de mãos dadas, ai justificasse o nome.
O vocalista Andy Chaves é conhecido por sua versatilidade vocal natural, capaz de mudar habilmente de estilos indo do rock ao hip hop facilmente. O trabalho com Douglas como produtor fez toda a diferença na concepção do álbum. A banda produz uma sonoridade muito peculiar, aplicando grooves com bastante contratempo e utilizando efeitos de delay na guitarra, que faz um preenchimento saudável no sumo musical. Letras falando de amor sempre dão certo, com os Americanos não foi diferente, neste álbum as melodias recorrem a arranjos simples, mas coesos, resultando uma sonoridade bem agradável. Destaque para a música de trabalho “Runaway”, campeã de acessos mostrando uma nova cara aos grooves tradicionais. Sempre batendo no tempo inverso, imprime um volume diferente e sempre subindo o clima da música. Achasse pouco esta combinação no mercado musical, principalmente no pop rock tradicional. Ouvindo os discos anteriores da banda, percebesse um amadurecimento incrível atribuído ao produtor Douglas, que percebeu o potencial dos gringos e o fez aflorar!

Esta então vai como dica para os que optam por um som bem desenvolvido e rico em acordes sinuosos e bem diferente das produções cotidianas. Ouça a KATASTRO com a mente aberta e revelo que muitas surpresas agradáveis virão nesta esplendida audição. Espero que todos sejam surpreendidos como eu fui ao conhecer esta banda!! Os fãs podem encontrar maiores informações no site oficial da banda www.katastro.com .


Ficha Técnica
Título: NO MUD NO LOTUS (9 faixas)
Artista: KATASTRO
Produção: MOUTAIN STUDIOS RED
Ano: NOV/2014

Comentários

Postagens mais visitadas