ENSAIOS A TODO VAPOR NO MATANZA

A banda carioca Matanza foi formada em 1996 e perto de completar 20 anos de carreira, promete ser o destaque musical de 2015. Sua música é uma mistura de hardcore punk, country e heavy metal, formando assim o gênero que a mídia intitulou de "countrycore". A banda é formada atualmente por Jimmy London nos vocais, Donída na guitarra, China no baixo, Jonas na bateria e em shows a participação de Maurício Nogueira na outra guitarra.

Neste momento a banda está reunida compondo, ensaiando e gravando as músicas que irão fazer parte do sétimo álbum, ainda sem título, a ser lançado em 2015. O Matanza concebeu verdadeiros clássicos do rock nacional como “Eu não gosto de ninguém” , “Ela roubou meu caminhão” , “Clube dos canalhas” ,  “A arte do insulto” e tantos outros. Desta vez, a novidade é a participação dos dois guitarristas do grupo, Donida e Maurício Nogueira, no processo de composição e gravação. A idéia é deixar as músicas de estúdio bem parecidas com as executadas em shows, onde percebe-se as guitarras fritarem, além da performance no palco inconfundível. A banda disponibilizou um clipe de ensaio com pouco mais que 1 minuto no seu canal do youtube, através do link www.youtube.com/channel/matanza, onde existem também, outros clipes fantásticos dos cariocas.

Analisando a sonoridade, continua impecável e constante, regado sempre a muitos rifes de guitarras, que é sua característica principal, aliada a voz inconfundível e pesada do Jimmy. O cara continua com a mesma voz do inicio da banda, isso é fantástico para os fãs perceberem a identidade da banda Country Core com a firmeza dos gritos e rifes de duas guitarras. A vocal é algo marcante no Matanza, apesar de o uso de “palavrões” ser também outra marca registrada do grandalhão vickin ! O mais impressionante é a manutenção do estilo raiz, sem precisar fazer “adaptações” a novas tendências ou utilizar tecnologias e samplers para atingir o ápice da viagem musical, o “feijão com arroz” do Matanza já rende um destaque no cenário nacional e curioso que, por onde se apresenta arrebata mais fãs e seguidores, aparecendo como a resistência do Rock Nacional. Isso é fabuloso, contaria nos dedos as bandas nacionais e internacionais que ainda mantêm seu estilo original, alias não completa nem uma mão!  Quem vai a um show do Matanza, jamais esquece ou se arrepende. A banda chega a tocar quase 2h direto, sem intervalos para descanso, ou solos intermináveis como estratégia para ganhar tempo. É “pau na orelha” do início ao fim, quem olha a banda destacada pelo aparência inusitada do frontman, Jimmy, percebe que ele faz o que gosta e dar muito valor para a receptividade do seu público. Este show é daqueles que você tem que ir antes de morrer.

Estou ansioso para “degustar” este novo álbum que promete ser o destaque de 2015 e, quem sabe, reascender a “fogueira” do Rock Nacional. Para os fãs segue o site da banda com maiores detalhes sobre o lançamento de 2015 e a agenda de shows da banda, www.matanza.com.br  


Comentários

Postagens mais visitadas