Novo CD do Angra renasce o Metal Nacional

Aguardado com ansiedade, o novo álbum do Angra, “Secret Garden”, marca a volta da banda após nova mudança de vocalista. Edu Falaschi assumira esse papel em 2001, substituindo André Matos, e permaneceu nele até 2012. O italiano Fabio Lione, ex-Rhapsody of Fire, contrariando algumas expectativas, foi confirmado como o novo vocalista, em caráter definitivo, e não apenas provisoriamente, como parecia quando entrou em 2013.

Assim como o título do álbum “Rebirth” indicava o renascimento do Angra com a entrada de Falaschi, a primeira faixa do novo lançamento, “Newborn Me” marca o novo momento de se reconstruírem. Além de Lione, a formação atual conta com o jovem baterista Bruno Valverde assumindo o lugar de Ricardo Confessori, que retornara para a banda em 2009. O trio das cordas, Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro (guitarras) e Felipe Andreoli (baixo), formam a estrutura estável do grupo.

O Angra sempre cantou em inglês e este novo trabalho não poderia ser diferente. Surpreende o fato de algumas músicas possuírem uma abertura forte e bem trabalhadas, onde as guitarras estão à frente dos demais instrumentos, item que caracteriza a banda. É o caso da primeira, “Newborn Me”, a que melhor segura uma pegada durante toda sua execução, contando ainda com uma bem encaixada parte mais lenta no meio, aliada ao potencial vocal do novo frontman, que forma um casamento perfeito entre instrumental e vocal.

Não por acaso, da segunda faixa em diante percebe-se uma similaridade musical, bem presente nos álbuns do Angra, sempre destacando a presença forte das guitarras, trazendo riffs bem destacados. Destaca-se a faixa “Perfec Symmetry”, com um andamento alto e constante, mostrando o talento das novas baquetas da banda, Bruno Valverde, que é paulistano de apenas 23 anos, tendo com seu tutos o fantástico Virgil Donati e não deixando nada a desejar ao antigo titular do cargo, o mestre Confessori. Essa nova aquisição na cozinha da banda, traz o Angra próximo a sua essência, heavy metal acelerado.

Essas composições, então, marcam o lado mais heavy de “Secret Garden”. O lado progressivo pode ser conferido claramente na maioria das faixas, apreciar esse estilo demanda atenção nos detalhes. Nota-se a presença de um trabalho aprimorado nos vocais semelhante às bandas dos anos 80, muito agradável aos tímpanos.

Mais uma vez, a voz potente e marcante de Rafael Bitencourt teve espaço em algumas faixas deste álbum. Ele sempre marca presença nos vocais do Angra, desde que descobriu este talento. Outra qualidade indiscutível e que aparece latente, são os solos e harpejos das guitarras, a dupla de seis cordas evolui e encanta a cada álbum. Esta característica marca a banda, destacando as cordas como o forte do Angra.

Deixaram de fora influências de música brasileira, cuja ausência alguns fãs lamentarão. É a nova fase do Angra e “Secret Garden” se situa bem acima dos seus últimos lançamentos, lado a lado com o melhor do que cada formação já produziu.

Album: SECRET GARDEN
Ano: 2014
Mixagem: JENS BOGREN / ROY Z

01. Newborn Me
02. Black Hearted Soul
03. Final Light
04. Storm of Emotions
05. Violet Sky
06. Secret Garden
07. Upper Levels
08. Crushing Room
09. Perfect Simmetry

10. Silent Call

Comentários

Postagens mais visitadas